Laboratório de Física Biológica – Cultura de Células
Local: sala 109 (CCE).
Telefone: (31) 3899-2990.
Professores responsáveis: Marcelo Lobato Martins e Anésia Aparecida dos Santos (Departamento de Biologia Geral).
Página do grupo
O Laboratório de Cultura de Células do Departamento de Física da UFV possui infra-estrutura completa para o cultivo de células normais e cancerosas, possibilitando estudar os processos de migração celular, agregação e atividade de membrana destas células.
Infra-estrutura
Capelas de Segurança Biológico Tipo II
Este equipamento mantém a área de trabalho e o usuário protegidos. É utilizada para a manipulação das culturas celulares e preparo de soluções estéreis.
Microscópio Óptico
Microscópio invertido, marca NIKON modelo TS100: com tubo trinocular tipo siedentop, acoplado a câmera CCD e a platina com controle de temperatura. Permite a observação e aquisição de imagens de culturas celulares in vivo por contraste de fase e campo claro.
Microscópio invertido, marca NIKON modelo Eclipse TI: possui duas portas de aquisição de imagem e câmera CCD acoplada utilizado aquisição de imagens de células vivas em modos de contraste de fase e epifluorescência e em obtenção de time lapse.
Estufas de CO2
Contamos com duas Estufas de CO2 . As estufas são utilizadas para a simulação de parâmetros naturais fornecendo um ambiente estável e propício para as operações constantes e replicáveis na cultura de células, tecidos ou outros procedimentos. Oferece à cultura celular um fluxo de gás na câmara interna, com elevada umidade relativa (95% RH) a 37° C. Em um dos equipamentos é possível utilizar mistura de gases como o O2 ou N2 na câmara em conjunto a atmosfera padrão de CO2.
Bioestação (Biostation NIKON)
A Biostation (NIKON) é um equipamento que combina uma incubadora de CO2 com temperatura controlada e um microscópio acoplado a câmera CCD de alta sensibilidade em um único equipamento, evitando as possíveis variações de condições em experimentos de aquisição de dados durante longos períodos. Este equipamento elimina a necessidade de uma câmara escura para imagens de fluorescência, facilitando o manuseio, tem sido utilizada para estudos de padrões de migração celular, fisiologia celular na utilização de quimioterápicos e em diferenciação celular.
Além dos equipamentos citados acima contamos com sala de preparação de material contendo estufa de secagem/esterilização, autoclave, banho Maria e centrífuga sorológica de bancada.