Seminário da Pós – dia 02/08/24

“SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE GRANADAS DE TÚLIO E FERRO (TIG) CRESCIDAS POR RF-SPUTTERING E COM APLICAÇÕES EM SPINTRÔNICA”

Isabella Moraes de Melo – Departamento de Física UFV.

DATA: 02/08/2024.

A spintrônica representa um campo emergente e crucial para o avanço de tecnologias inovadoras, com foco na manipulação das propriedades de spin dos elétrons para armazenamento e transporte de informações. A criação de nanoestruturas magnéticas combinando materiais não magnéticos (NM) com isolantes ferrimagnéticos (FMI) fornece uma plataforma simples e versátil para explorar fenômenos spintrônicos. As Granadas de Ferro e Terras Raras (RIGs) surgem como materiais promissores para serem utilizados como FMI, devido à sua constante de amortecimento intrínseca excepcionalmente baixa, ideal para estudos de transporte de spin. Neste contexto, os filmes de Granada de Ferro e Túlio (TIG) com Anisotropia Perpendicular Magnética (PMA) demonstram potencial significativo para aplicações em estudos que exploram efeitos de spin, devido à sua constante de magnetostrição negativa, alta qualidade estrutural e magnética. Deste modo, nesta apresentação iremos apresentar resultados relacionados ao processo de fabricação e caracterização de fabricação de filmes de TIG crescidos pela técnica RF- Sputtering. Inicialmente, os filmes finos de TIG foram depositados por RF-Sputtering em substratos de GGG (Granadas de Gadolínio e Gálio – Gd3Ga5O12) à temperatura ambiente, seguido por um tratamento térmico pós crescimento em atmosfera reativa de O2. Este processo foi realizado no Laboratório de Materiais Avançados da UFV e teve como principal objetivo compreender como as condições de deposição e tratamento térmico influenciam nas propriedades microestruturais, cristalinas e morfológicas das amostras. Os resultados de difração de raios-x mostraram uma orientação preferencial ao longo do plano (111), com a formação de filmes monocristalinos somente após o tratamento térmico. Além disso, a Microscopia de Força Atômica (AFM) revelou uma superfície granular com rugosidade média de ~ 1,2 nm. A alta qualidade cristalina, morfológica e propriedades magnéticas favoráveis, tornam os filmes de TIG promissores para o desenvolvimento de dispositivos spintrônicos.