Laboratório de Microfluídica e Fluidos Complexos
Local: sala 113 (CCE).
Telefone: (31) 3612-6298.
Professor responsável: Álvaro Vianna N. C. Teixeira.
Página do grupo
Nesse laboratório nos dedicamos a estudar sistemas complexos coloidais envolvendo nanoestruturas, sistemas auto-organizados e a preparação de emulsões diversas de baixa dispersão de tamanhos. Para tanto o grupo dispõe de infra-estrutura para caracterização estrutural e óptica de materiais em meios viscosos, incluindo as técnicas de espalhamento de luz, refratometria diferencial e microscopia óptica; sistemas de bombeamento controlado de fluidos, além da infra-estrutura básica de preparação de amostras e dispositivos de microfluídica.
Infra-estrutura
Espalhamento de Luz Dinâmico e Estático (Brookhaven)
Com correlacionador Turbocorr de 522 canais e tempos de correlação a partir de 100 ns. Possui sistema de posicionamento angular do detector (contador de fótons – fotodiodo de avalanche) de 8° a 150°. Inclui laser de HeNe (632,8 nm) de 75 mW de potência. Utilizado para a determinação das dimensões (raio hidrodinâmico, raio de giro, distribuição de tamanhos) de sistemas nanométricos em solução como proteínas, nanopartículas, micelas e polímeros; determinação de massa molar média; segundo coeficiente virial; dimensão fractal; dentre outros.
Espalhamento de Luz Dinâmico (Zetasizer Nano S – Malvern)
Com ângulo de detecção fixo em 173°. Utiliza a técnica de retroespalhamento não-invasivo que permite a caracterização de sistemas de partículas, moléculas e agregados de diâmetros de 0,3 nm a 10 µm. Raio hidrodinâmico, massa molar e segundo coeficiente de virial podem ser medidos utilizando-se técnicas estáticas e dinâmicas. Inclui controle de temperatura de 0° C a 90° C e permite medidas automatizadas de variação de temperatura. Ideal para: sistemas com espalhamento múltiplo; sistemas de baixos volumes (12 µL).
Refratômetro Diferencial (Brookhaven BI-DNDC)
Para determinações de alta precisão de variações de índice de refração de soluções em relação a uma referência, normalmente o solvente puro. Ideal para a determinação da taxa de variação do índice de refração com a concentração (dn/dc) usado na determinação de massa molar no equipamento de espalhamento de luz. Quando usado juntamente com o sistema de injeção automatizado usando bombas de seringa é adequado também para a determinação de transições de fase diversas para sistemas líquidos como CMC e CAC (concentração micelar crítica e de agregação crítica); transições estruturais de proteínas; pontos críticos de agregação, etc.
Refratômetro Abbes Digital de Bancada (Quimis)
Usado na determinação do índice de refração de soluções. Faixa de medição de 1,3000 a 1,7000 (Brix 0 a 95%). Precisão de 0,0002.
Bombas de Seringa (Harvard Apparatus – PHD 2000 e New Era – NE-1002X)
Bombas programáveis de infusão com suporte até duas seringas (PHD 2000) ou uma seringa com a opção de preenchimento (NE-1002X). Taxas de injeção de 0,0001 µL/hr até 221 mL/min (PHD 2000) e de 0,008 nL/hr até 2,545 mL/min (NE-1002X). Usada em experimentos de microfluídica e em experimentos que necessitem de injeção controlada de substâncias.
Condutivímetro (Digimed – DM-32)
Condutivímetro digital com eletrodo de platina / óxido de platina e faixa de medição de condutividade 0,001 μS/cm a 2 S/cm.