Processo seletivo para PÓS-DOUTORADO 2023-1

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE PÓS-DOUTRADO PARA O INGRESSO EM 2023-1.

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Viçosa tendo em vista o disposto na Edital CAPES PDPG Pós-Doutorado Estratégico 16/2022, torna público a abertura de inscrições para a seleção de 1 (um) candidato à Pós-Doutorado, com bolsa financiada referido edital da Capes mediante as condições estabelecidas neste edital.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O processo seletivo será executado por uma comissão de 03 membros indicada pela Comissão Coordenadora do Programa e terá as seguintes fases:

a) Avaliação de currículo,
b) Entrevista (presencial ou online)

2 – REQUISITOS À CANDIDATURA

I – Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pela comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação;

II – Apresentar currículo atualizado na Plataforma Lattes – CNPq ou, se estrangeiro, currículo contendo a produção científica dos últimos 5 anos;

III – Possuir experiência prévia, preferencialmente em Física Experimental, para atuação no projeto intitulado “Matéria Mole com Aplicações em Polímeros e Materiais Avançados”, aprovado pela CAPES no Edital 16/2022. Entre as atividades que serão desenvolvidas ao longo da bolsa, inclui-se “Investigação de propriedades mecânicas de géis e dispersões poliméricas com pinça óptica e/ou magnética, espalhamento de luz e espectroscopias ópticas diversas”. Outras atividades relacionadas ao projeto, são elegíveis.

IV – Apresentar carta de anuência do potencial supervisor, selecionado entre os membros do corpo docente do programa de Pós-graduação em Física da UFV, com resumo das atividades relacionadas ao projeto especificado no item 2.III.

V – Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

VI – Satisfazer todos os requisitos do Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES disponível no sítio: www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-86-2013-regulamento-pnpd-pdf/view

3 – ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA:

I – Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;

II – Estar apto a iniciar as atividades da bolsa residindo na cidade de Viçosa-MG, assim que a bolsa for implementada pela CAPES, a partir do dia 1 de Fevereiro de 2023.

4 – DAS INSCRIÇÕES

I – As inscrições estarão abertas de dia 20 de novembro de 2022 até o dia 24 de dezembro de 2022 e devem ser feitas pessoalmente, na Secretaria de Pós-graduação em Física da UFV, ou através do e-mail dpfpg@ufv.br;

II – Documentos necessários para inscrição:
• Cópia do diploma de Doutorado, ou declaração que possuirá o título no momento da implementação da bolsa;
• Currículo Vitae conforme item 2-II acima;
• Carta anuência conforme item 2-IV acima.

5 – DA SELEÇÃO

A seleção de candidatos será baseada na avaliação do currículo e em uma entrevista, a ser realizada presencialmente ou de forma remota com cada candidato individualmente. A entrevista dar-se-á na segunda quinzena de Janeiro de 2023 em dia e hora marcados pela comissão do processo seletivo, que serão comunicados a cada candidato via e-mail com pelo menos 48 horas de antecedência.

6 – DA BOLSA

A bolsa será vinculada ao projeto intitulado “Matéria Mole com Aplicações em Polímeros e Materiais Avançados”, aprovado pela CAPES no Edital 16/2022 e terá duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período.