Seminário da Pós – dia 05/07/24

“De Heisenberg a Belavin-Polyakov: Magnetismo bidimensional e suas soluções solitônicas”

Igor Bigonha Ribeiro Alves – Departamento de Física UFV.

DATA: 05/07/2024.

Soluções solitônicas como skyrmions e bimerons foram introduzidas no contexto do modelo de Heisenberg bidimensional por Belavin e Polyakov. Topologicamente, estas texturas magnéticas são obtidas por mapeamentos da esfera do espaço interno (espaço-spin) no plano físico contínuo e são caracterizadas por um número inteiro Q = -1, +1, -2, +2, … dito número de skyrmion ou carga topológica.
Durante a última década, o estudo destas texturas magnéticas despertou grande interesse e é tema de intensa pesquisa devido, por exemplo, às suas potenciais aplicações relacionadas com armazenamento de dados de alta densidade e dispositivos lógicos.
Neste sentido, o seminário será baseado numa revisão bibliográfica acerca de algumas das teorias básicas que envolvem a obtenção das soluções topológicas não-triviais. Será feita uma possível caracterização de tais texturas e ainda será brevemente discutida uma conversão skyrmion-bimeron permitida, a princípio, pela topologia, por pertencerem ao mesmo setor topológico.