Seminário da Pós – dia 11/10/24

“Física de Partículas, Tensão de Hubble e a Produção Relativística de Matéria Escura no Início do Universo”

Matheus Maia de Araújo Paixão – International Institute of Physics (IIP) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DATA: 11/10/2024.
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
Apesar de Cosmologia e Física de Partículas parecerem áreas completamente distintas num primeiro momento, ambas estão profundamente correlacionadas. Nesta apresentação iremos explorar tal conexão, enquanto discutimos uma das questões mais intrigantes da Cosmologia atualmente: a tensão no valor da constante de Hubble (H0), que define a taxa de expansão do universo. Para tal, vamos examinar o papel da Física de Partículas no contexto do Modelo Padrão Cosmológico, com particular enfoque para decaimentos tardios no início do universo. Nossa discussão abordará o papel da matéria escura, suas implicações para a evolução do universo e como sua presença, sob determinadas circunstâncias, pode aliviar a tensão nas medições de H0.

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa