Seminário da Pós – dia 22/09/23

“Estudo sobre a estabilidade do bimeron magnético”

SIDNEI FERNANDES DE SOUZA – Departamento de Física UFV.

DATA: 22/09/2023 (sexta-feira).

Neste seminário, abordarei estratégias para a estabilização do bimeron magnético. Existe um grande interesse em maneiras de obter bimerons devido a sua aplicabilidade em memórias do tipo Racetrack Memory, uma vez que não sofrem com o indesejável Efeito Hall de Skyrmion. Na literatura, podemos encontrar diversos trabalhos recentes propondo diferentes mecanismos para a estabilidade de um bimeron. No entanto, as propostas ora são de difícil realização experimental, ora geram apenas estados instáveis de bimerons. Propomos que seja possível estabilizar um bimeron, a partir de um modelo que seja capaz de estabilizar um skyrmion, apenas aplicando um campo magnético no plano. Para tanto, estamos realizando simulações de Monte Carlo combinado com variação de parâmetros. Nossa proposta torna-se interessante, visto que é bem conhecido na literatura os mecanismos para estabilizar um skyrmion e inclusive com resultados experimentais. O trabalho se encontra em andamento, sendo assim apresentaremos alguns resultados preliminares.