Seminário da Pós – dia 29/09/23

“Caracterização das fases e propriedades mecânicas de misturas de esferas rígidas em sistemas quase-bidimensionais”

YGOR MACEDO OLIVEIRA – Departamento de Física UFV.

DATA: 29/09/2023 (sexta-feira).
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
Simulações computacionais com esferas (ou discos) são importantes enquanto ferramenta para a modelagem e análise de sistemas físicos reais de diferentes escalas, desde o estudo de transições de fases até a investigação de uma variedade de propriedades, sejam mecânicas, ou eletrônicas. Elas permitem o estudo de sistemas complexos em condições controladas e replicáveis, sendo amplamente utilizadas em física estatística e ciência dos materiais. Em sistemas coloidais, trabalhos abordando a aparente auto-organização em fases quasicristalinas sugerem que o fenômeno seja entropicamente guiado, estudos simulacionais com potenciais de interação de disco duro entre as partículas foram sugeridos, obtendo diagramas de fase que apresentam fases quasicristalinas. Em nosso trabalho, estamos interessados em caracterizar numericamente as propriedades mecânicas de misturas de esferas rígidas em sistemas quase-bidimensionais, podendo apresentar quasiperiodicidade. Para isso, confeccionamos sistemas periódicos quase-bidimensionais de esferas rígidas bidispersas, aos quais controlamos a razão entre os raios dos dois tipos de esferas, a fração de área total e a razão entre fração das esferas maiores pela fração total. Os módulos elásticos de bulk e cisalhamento, que medem as resistências à compressão/expansão e à forças cisalhantes, respectivamente, são quantidades que permitem a discussão acerca de propriedades mecânicas. Para calcular tais quantidades são necessárias derivadas do potencial do sistema. Utilizando o potencial de Weeks, Chandler e Anderson, uma extensão contínua do potencial de disco duro, podemos calcular os módulos elásticos, dentre outras quantidades, sem alterar a natureza de interação dos componentes do sistema. O comportamento destas quantidades permite traçar distinções ou paralelos entre materiais já conhecidos, como os cristais, vidros ou géis. Nesta apresentação, será reportada a metodologia empregada e seus resultados preliminares, além de delinearemos o procedimento de obtenção das quantidades mecânicas e seus significados.

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa