UFV tem trabalhos premiados em principal evento da área de Física no Brasil

Estudantes e professores do Departamento de Física da UFV (DPF) tiveram quatro trabalhos premiados como os melhores em sessões de pôsteres no Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society, principal evento da área de Física no Brasil, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Foram premiados os seguintes trabalhos:

• Memristive Effects in Spin Ice Lattices Fabricated by Electrodeposition, de autoria de Eloi de Melo Junior, Hamilton Teixeira e Clodoaldo Irineu de Araújo
  • Effect of Roughness on the Photoinduced Reorientation of Crystalline Tellurium in Thin Films of 1T’-MoTe2, de autoria de Matheus Almeida de Souza, Paulo Victor Maia, Ray Maronesi, Leandro Rizzi, Luciano Moura, Eduardo Nery de Araújo, Maria Ivonete da Silva e Juan Carlos Pérez
  • Localization patterns and performance of theoretical tools in the description of the SIRS model in complex networks, de autoria de José Carlos de Moraes Silva, Silvio da Costa Junior, Diogo da Silva e Francisco Rodrigues
  • Epidemic Spreading in Intermittent Contact Networks, de autoria de Juliane de Moraes e Silvio Ferreira.

Ao todo, a UFV enviou uma delegação de 39 participantes, formada por 14 docentes e 25 estudantes de graduação e pós-graduação, que apresentaram trabalhos científicos e palestras em diferentes campos de pesquisa, como: Magnetismo e Spintrônica, Semicondutores, Ciências de Materiais, Física Estatística, Física Biológica, entre outros.

Os professores Joaquim Mendes e Márcio Rocha, do DPF, fizeram parte do comitê que organizou a programação do evento, realizada entre 21 e 25 de maio, com a participação de quase mil inscritos.

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa