Laboratório de Espectroscopia Raman
Local: sala 106 (CCE).
Professor responsável: Luciano G. Moura.
O acesso ao laboratório pode ser obtido via trabalhos colaborativos ou pelo sistema SAEM/UFV
Espectroscopia Micro-Raman
Descrição
A espectroscopia Raman é uma técnica baseada no espalhamento inelástico de luz. A luz inelasticamente espalhada carrega consigo toda a informação dos processos responsáveis pelo espalhamento que são característicos de cada amostra/material. A análise do espectro Raman é capaz de fornecer uma “impressão digital” de materiais líquidos, sólidos ou até mesmo gasosos. A técnica pode ser utilizada inclusive para monitoramento in situ de processos.
Vantagens da técnica
• Geralmente não requer nenhuma preparação das amostras;
• Não destrutiva;
• Necessita de uma quantidade ínfima de amostra.
Aplicações típicas
O campo de aplicabilidade da espectroscopia Raman abrange desde estudos de pigmentos em obras de arte, arqueologia, química, biologia, até aplicações forenses. A espectroscopia Raman também tem um importante papel no estudo de materiais no campo da nanotecnologia, sendo que esta técnica não destrutiva e geralmente rápida é amplamente utilizada no estudo de nanomateriais baseados em carbono como grafeno, nanotubos e fulerenos.
Equipamento disponível – MicroRaman – InVia Renishaw
Nosso espectrômetro conta com um microscópio normal e confocal, linhas de excitação em 514,5 nm, 632,8 nm e também 785 nm. Além de oferecer a possibilidade de medidas Raman convencional, podemos efetuar mapas microRaman espaciais (com resolução de até 1 µm) e temporais (com resolução de 0,1s). Nosso sistema permite também medidas Raman polarizadas. Em breve será implementada a possibilidade de realização de medidas Raman com a temperatura.