Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura

Local: sala 117 (CCE).
Telefone: (31) 3612-6300.
Professor responsável: Renê Chagas da Silva.

O laboratório foi implantado no ano de 2013 com a aquisição do Microscópio Eletrônico de Varredura, que é utilizado para a caracterização morfológica de filmes finos, nanoestruturas em geral, amostras biológicas e de solos, entre outras. Essa caracterização é realizada através da obtenção de imagens de alta resolução, resultantes da interação de um feixe de elétrons de alta energia com os átomos da amostra a ser analisada. O microscópio contém um sensor de elétrons secundários para imagens de alta resolução, além do sensor de elétrons retro-espalhados que permite a obtenção de imagens topográficas e com contraste de composição. O equipamento possui inda uma microssonda de raios X para análise química e estequiométrica das amostras através da técnica de Espectroscopia por Dispersão de Energia (EDS).

Vantagens da Técnica

• Técnica não destrutiva para obtenção de imagens de superfícies com alta resolução e alta magnificação;
• Na maioria dos casos não requer etapas complexas de preparo das amostras;
• Não há restrições severas em relação ao tamanho e formato das amostras;
• Permite realizar um mapeamento químico dos elementos que formam o material;
• O equipamento é de fácil operação e os resultados são de fácil interpretação.

Equipamento Disponível

Microscópio Eletrônico de Varredura, marca JEOL, modelo JSM-6010LA
Microscópio com resolução de 4 nm (com feixe a 20 kV), magnificação de 8X a 300.000X e voltagem de aceleração de 500 V a 20 kV. Canhão de elétrons com filamento de tungstênio pré-centrado. Detector Everhart-Thornley para imagens de elétrons secundários e detector de estado sólido para elétrons retro-espalhados com contraste de topografia, composição e de sombreamento variável. Detector do tipo Silicon Drift para análises de EDS com resolução de 133 eV. Janela fina para detecção de elementos entre boro e urânio. Sistema de vácuo composto por uma bomba mecânica e uma bomba turbo molecular, e pressão de operação entre 10-4 e 100 Pa.

mev

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas